terça-feira, 21 de maio de 2013

EDUCAÇÃO ESCOLAR


Acredito que o problema na educação brasileira, não é um caso generalizado, e sim, mais uma  localização. A questão social é muito contraditória em algumas cidades. Está muito associada, a fatores como crescente e decrescente. Se a pessoa reside em área urbanizada com salário mais elevado, há motivação para a educação de seus filhos. Mas se elas moram em lugares, onde suas ruas nem sequer tem um saneamento básico, sua educação e qualidade de vida, ficam  muito atrás do que se pode imaginar como educação.  As pessoas se preocupam com a educação de seus filhos, mas o difícil é caminhar em busca de algo que requer anos de caminhada. E mesmo, os que caminham, ainda ficam muito a desejar. Tanto no âmbito social, como no profissional.

Ontem, 20/05/2013, veio a mim uma senhora e falou-me: " Que após mudar de um Bairro para outro na cidade do RJ, já se passaram 2 anos e ela não conseguiu vaga para matricular seus 4 filhos em uma escola da Rede Pública". Ela  ainda afirmou que até tentou uma escola Particular, mas o custo é muito alto, o que torna impossível, a colocação desses 4 jovens  no colégio. 
Vejo isso como uma ação criminosa. Já que o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que todas as crianças devem frequentar uma escola.
   Uma das meninas tem 16 anos e estudou apenas até o sexto- ano primário. Os demais, eu não pude entrar em detalhes, pois no momento estava trabalhando e não dei a ela, uma  atenção devida para saber mais detalhes da situação. 

Mas quem deve ser responsabilizado por esse dano ao aprendizado?   A mãe, sofredora por não ter seus filhos matriculados?   A Falta de vaga? Mas quem será o Responsável? Ou os responsáveis?